Por que mudar pode ser tão difícil?
- psianilacosta
- Apr 12
- 1 min read
Updated: May 28
O nosso cérebro adora segurança e previsibilidade. Mudar pode ser o oposto disso.
Pense no caminho que você faz para ir ao trabalho, nos lugares que você costuma frequentar, ou até o armário da academia que você costuma utilizar.
Muito provavelmente você não varia muito e isso tem uma justificativa importante: a previsibilidade dá segurança.
O problema é que nem sempre aquilo que nos é familiar é de fato seguro. Um exemplo disso são os relacionamentos abusivos, ou ambientes de trabalho tóxicos, no qual mesmo se sentindo desvalorizado e até mal tratado, a pessoa permanece porque a incerteza de um emprego novo parece mais assustadora do que a dor “domesticada”.
As vezes podemos permanecer na falsa zona de segurança porque ela é confortável, mas no médio e longo prazo começamos a sentir os prejuízos porque a realidade se torna pequena e sufocante. Frente ao desconforto, caímos na tentativa de querer mudar tudo drasticamente, mas por ser tão abrupto, acabamos permanecendo no mesmo lugar porque ficamos inseguros(as), mantendo esse ciclo.
Lembra que o nosso cérebro gosta de segurança e previsibilidade?
Toda mudança deve ocorrer gradualmente, aos poucos, dia após dia. Não abruptamente.
Qual é a base que você precisa para dar um pequeno passo hoje?
Na terapia iremos olhar em conjunto para a base de apoio que você precisa para começar a colocar em prática as mudanças que almeja alcançar nesse ano.
Com carinho,
Anila.
Comments