top of page

Por que mudar pode ser tão difícil?

  • psianilacosta
  • Apr 12
  • 1 min read

Updated: May 28

O nosso cérebro adora segurança e previsibilidade. Mudar pode ser o oposto disso.


Pense no caminho que você faz para ir ao trabalho, nos lugares que você costuma frequentar, ou até o armário da academia que você costuma utilizar.

Muito provavelmente você não varia muito e isso tem uma justificativa importante: a previsibilidade dá segurança.


O problema é que nem sempre aquilo que nos é familiar é de fato seguro. Um exemplo disso são os relacionamentos abusivos, ou ambientes de trabalho tóxicos, no qual mesmo se sentindo desvalorizado e até mal tratado, a pessoa permanece porque a incerteza de um emprego novo parece mais assustadora do que a dor “domesticada”.


As vezes podemos permanecer na falsa zona de segurança porque ela é confortável, mas no médio e longo prazo começamos a sentir os prejuízos porque a realidade se torna pequena e sufocante. Frente ao desconforto, caímos na tentativa de querer mudar tudo drasticamente, mas por ser tão abrupto, acabamos permanecendo no mesmo lugar porque ficamos inseguros(as), mantendo esse ciclo.


Lembra que o nosso cérebro gosta de segurança e previsibilidade?


Toda mudança deve ocorrer gradualmente, aos poucos, dia após dia. Não abruptamente.


Qual é a base que você precisa para dar um pequeno passo hoje?


Na terapia iremos olhar em conjunto para a base de apoio que você precisa para começar a colocar em prática as mudanças que almeja alcançar nesse ano.


Com carinho,

Anila.

 
 
 

Recent Posts

See All
Será que eu tenho ansiedade?

Você tem dificuldade de tomar decisões, não responde uma mensagem no whatsapp e depois fica pensando sobre isso? Isso pode estar...

 
 
 
Toda emoção tem uma função:

Assim como dormimos quando estamos cansados, comemos quando estamos com fome, devemos experienciar as nossas emoções. Muitas vezes,...

 
 
 

Comments


bottom of page